Senac e Secovi oferecem curso gratuito para formação de porteiros e vigias

Porteiros, vigiais e interessados em trabalhar em uma dessas funções podem ganhar um diferencial com o curso gratuito ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação, Administração, Incorporação e Loteamento de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais do Paraná (Secovi).

Mais do que abrir e fechar portas ou receber e distribuir correspondências, o porteiro ou o vigia tem uma grande responsabilidade para o bem-estar e a segurança das pessoas que moram ou trabalham no local em que ele atua.

“O porteiro é o cartão de visitas do prédio, o primeiro contato com o morador ou com a empresa, em um edifício. É preciso ter ali um profissional consciente de sua importância”, define o diretor-regional do Senac, Vitor Monastier.

Atenção redobrada quanto à segurança dos moradores, cuidado com as crianças e com os idosos são pontos ressaltados no curso, que tem duração de cerca de três meses, com aulas diárias de três a quatro horas.

Além do atendimento, no curso os profissionais receberão conhecimentos sobre a importância da infraestrutura no processo de trabalho produtivo, tipos de condomínio, sistemas hidráulicos, elétricos, de gás e funcionamento dos elevadores, planejamento e administração do tempo.

Os alunos vão ter, também, noções de comportamento social e ético, cidadania e responsabilidade social, bem como noções de legislação aplicada, atendimento a visitantes e clientes.

As turmas do curso de porteiro e vigia fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), desenvolvido em diversas cidades paranaenses e que abrange outras modalidades de especialização.

Para participar do PSG, os candidatos devem ter renda familiar per capita (soma da renda familiar bruta dividida pelo número de pessoas) inferior a 1,5 salário mínimo federal e ser matriculado ou egresso da educação básica. Mais informações pelo site www.pr.senac.br, a partir do link do programa.

Se você tiver sugestões ou dúvidas escreva para emprego@oestadodoparana.com.br.