Fedatto: o maior zagueiro que já passou pelo futebol paranaense

Nascido em Ponta Grossa, em 1924, Aroldo Fedatto adotou a cidade de Curitiba para residir. O amor pela capital paranaense amadureceu junto com o então garoto, e se transformou em amor pelo Glorioso. Profissionalmente, jogou 14 anos com a camisa alviverde, porém, sua história no Alto da Glória começou nas categorias de base.

Fedato, com apenas um “t”, como ficou eternizado, passou por todas as categorias iniciantes: aspirantes, juniores, médios e juvenis, sendo campeão algumas vezes. O seu desempenho rendeu-lhe um convite para atuar no elenco principal do Coxa, em 1944.

Logo em 1945, conquistou o Torneio da Cidade. No ano seguinte, conquistaria o Torneio Citadino, fato que se repetiria em 1947. Fedatto é considerado o melhor zagueiro que atuou no Coritiba. Durante sua carreira, foi convocado para integrar a seleção da Federação Paranaense de Futebol e, emprestado ao Botafogo, excursionou ao exterior.

Orgulhoso das cores verde e branco, Fedatto recusou vultosas propostas para jogar nos grandes times do eixo Rio-São Paulo. O estilo elegante e disciplinado de conduzir suas jogadas, fez com que o zagueiro recebesse, em 1951, o prêmio Belfort Duarte, concedido aos futebolistas mais disciplinados. Fedatto permaneceu 80 jogos, cerca de 10 anos, sem punições, fato do qual se orgulha.

O ano de 1958 marcaria a saída de Aroldo Fedatto dos gramados, no entanto, ele não abandonaria o Couto Pereira, dirigindo o setor social do Coritiba, cargo que desempenhou por dois anos. Mesmo após sua despedida oficial, Fedatto defendeu algumas vezes o Coritiba nas partidas disputadas por veteranos.

Atualmente, o eterno zagueiro do Verdão acompanha o clube que o revelou e com, gratidão, declara seu amor pela torcida, que até hoje, o reverencia como um dos maiores coxas-brancas da história.

Projeto realizado em parceria com alunos da Faculdades Eseei.