Chuva atrapalha obras no distrito de Guaravera

A estrada que liga o distrito rural de Guaravera à localidade conhecida como Barro Preto – região sul de Londrina – será readequada. As obras, que deveriam começar ontem, foram adiadas por causa da chuva do fim de semana. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina deve esperar que o tempo volte a ficar seco para iniciar o trabalho nos 30 quilômetros de extensão da estrada. O trecho é bastante utilizado para o escoamento da safra agrícola e no transporte de escolares.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Rural da secretaria, Ademar Santos Ferreira, a readequação, que vai beneficiar diretamente agricultores de 40 propriedades da região, inclui três etapas: a quebra de barrancos para levantar o leito da estrada, a criação dos bigodes (piscinas) laterais para drenar a água da chuva e evitar erosão, tanto da estrada quanto das propriedades ao redor e a colocação de cascalho.

Ele explicou que a estrada readequada exige pouca manutenção e se mantém conservada por até dez anos. “A readequação diminui gastos com medidas paliativas. Se o leito da estrada não for levantado, sempre vão ser necessárias máquinas para alisar o terreno e cascalho. Mas isso não soluciona, pois é só chover e temos que realizar todo o trabalho de novo”, afirmou Ferreira.

Voltar ao topo