Reabre hoje o Theatro Municipal de Morretes

A Secretaria de Estado da Cultura entrega hoje o novo Theatro Municipal de Morretes, o primeiro cineteatro restaurado pelo projeto Velho Cinema Novo. Com a inauguração, Morretes passará a ser a única cidade do litoral paranaense com cinema.

O Theatro Municipal de Morretes, que estava fechado desde 1983, será reaberto com o filme A Partilha. Estarão presentes à inauguração o governador Jaime Lerner, o diretor do filme, Daniel Filho, e elenco.

Com um investimento de R$ 15 milhões, recursos do BID com contrapartida do Estado, o Velho Cinema Novo faz parte da segunda fase do programa Paraná Urbano, que promove melhorias nas cidades paranaenses. O projeto está restaurando treze antigos cinemas, construídos nas décadas de 30, 40 e 50, que estavam fechados ou eram usados para outras finalidades. Recuperar esses cinemas e oferecer um espaço cultural ao município é o principal objetivo do projeto Velho Cinema Novo. Até o fim do ano, serão entregues nove dos treze cineteatros, incluídos na primeira fase do projeto.

Além das obras físicas de restauro e ampliação das salas, o Velho Cinema Novo viabilizará a formação de um circuito cultural no Estado, oferecendo filmes novos e atraindo espetáculos teatrais às cidades. O projeto também vai ajudar a revitalizar a área central das cidades, onde estão instaladas as salas reformadas pelo governo.

Morretes

O palco do novo Theatro Municipal de Morretes foi remodelado e a platéia terá capacidade para 224 lugares. Com a reforma, o teatro ganhou um novo foyer e um café, montado nos fundos do teatro, com vista para o Rio São Luís. O Theatro Municipal recebeu tratamento acústico, novo palco, cabines de projeção e camarins. O mobiliário foi totalmente trocado. O projeto incluiu acesso a portadores de deficiência física com a construção de rampas, banheiros e elevadores.

Fundada em 1721, a cidade de Morretes fica a 68 quilômetros de Curitiba e tem 16 mil habitantes. O primeiro cinema da cidade funcionava no mesmo local do atual Theatro Municipal, em um prédio construído no início do século XIX e destruído por um incêndio em 1930. O espaço foi reconstruído na década de 30 e restaurado este ano .

Até o fim do ano serão entregues as restaurações dos cineteatros de Loanda (Cine Guanabara), Andirá (Cine Teatro São Carlos), Jacarezinho (Cine Iguaçu), Guaíra (Cine Sete Quedas), União da Vitória (Cine Luz), Rio Negro (Cine Teatro Seminário), Londrina (Cine Teatro Ouro Verde) e Castro (Cine Marajá).

Voltar ao topo