Richard Harris morre aos 70 anos em Londres

O ator irlandês Richard Harris morreu hoje, aos 70 anos, em um hospital de Londres. Ele estava internado há dois meses para tratar um câncer linfático. Um dos mais renomados atores de sua geração, Harris trabalhou em diversos sucessos de crítica e bilheteria, como Os Canhões de Navarone (1962), Um Homem Chamado Cavalo (1970), Os Imperdoáveis (1992) e Gladiador (2000).

Seu último trabalho de sucesso foi em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), no papel de Alvo Dumbledore. Antes de ser internado, Harris terminou as filmagens da seqüência Harry Potter e a Câmera Secreta, que será lançado no próximo dia 22 no Brasil.

Harris nasceu em 1.º de outubro de 1932 na cidade irlandesa de Limerick. Sua formação de ator se deu na London Academy of Music and Dramatic Art, em meados dos anos 50. O primeiro papel no cinema veio com Alive and Kicking (1959). Os olhos azuis e feições marcantes rapidamente fizeram dele um rosto conhecido pelo grande público e um talento destacado pela crítica.

No longa This Sporting Life (1963), o ator viveu um jovem minerador que aspira a uma carreira no esporte. Sua interpretação garantiu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes e uma indicação ao Oscar. Ele chegou a ser indicado ainda ao prêmio da Academia em 1990, por The Field. Harris também se destacou no teatro, onde fez sucesso como o rei Arthur no musical Camelot, em meados dos anos 60, no lugar de Richard Burton.

A família de Harris disse que o ator morreu tranqüilamente. “Com muita tristeza Damien, Jared e Jamie Harris anunciam a morte de seu querido pai, Richard Harris. Ele morreu em paz”, disseram os filhos em comunicado.

Voltar ao topo