Obras consagradas de João Turim expostas no Museu Paranaense

turin_escultura_web.jpgEsculturas em bronze e gesso e desenhos em nanquim e aguada de João Turin estão expostos no Museu Paranaense até o dia 5 de março. A Casa João Turin, atualmente em reforma, colocou na mostra "A Arte Animalista de João Turin" dezesseis esculturas, além de outros estudos, com a temática que consagrou o artista paranaense.

As peças em gesso apresentadas na exposição passaram pelos processos de limpeza e restauração, realizados pela equipe técnica do laboratório de restauro do Museu Paranaense. São diversas representações de felinos que demonstram a grande fascínio de Turin por anatomia.

João Turin teve sua primeira formação artística em Curitiba na Escola de Antonio Mariano de Lima. Em 1905 foi a Bruxelas especializar-se na arte da escultura. Retornou ao Brasil, fixando-se em Curitiba produzindo até a sua morte, em 1949. Recebeu várias premiações no Brasil, Paris e Bruxelas.

Com a reforma da Casa João Turin, o acervo do artista foi removido para o Museu Paranaense, onde se encontra resguardado até que a recuperação da Casa se concretize.

Serviço
Museu Paranaense
R. Dr. Kellers, 289 – Alto do São Francisco
De terça à sexta-feira das 9h30 às 17h30, sábados, domingos e feriados, das 11h às 15horas
A exposição "A Arte Animalista de João Turin" permanecerá aberta até 5 de março de 2006. Visitas de escolas podem ser agendadas no museu.

Voltar ao topo