Sindicato planeja greve nacional na Alemanha

O poderoso sindicato alemão IG Metall começou uma ação, neste domingo, antes das greves nacionais planejadas nos setores centrais de engenharia e metalurgia da Alemanha.

O sindicato afirma que mais de 2.500 funcionários do setor em cinco regiões do país pararam, ao longo da noite, demandando aumento salarial de 6,5%, classificando de “provocação” a oferta de 3,0%, ao longo de 14 meses, feita pelos empregadores.

“Estamos pedindo uma oferta que leve a sério funcionários e suas funções”, disse o presidente do IG Metall, Berthold Huber, em comunicado.

Entre as grandes companhias industriais afetadas pelo movimento estão a fabricante de caminhões MAN, em Augsburg; Siemens, pela unidade Osram, em Berlin; ThyssenKrupp, em Andernach; Continental e Bosch, segundo o sindicato.

IG Metall planeja greves “amplas, nacionais” a partir de meados da semana.

As negociações salariais nos setores elétrico, engenharia e metalurgia, que empregam mais de 3,5 milhões de pessoas na Alemanha, são um termômetro para outros setores industriais importantes.

As negociações salariais já estão em terceira rodada na Alemanha.

No início do mês, depois de diversas semanas de negociações, 2 milhões de pessoas no setor público alemão garantiram aumento salarial de 6,3% por dois anos. As informações são da Dow Jones.