Lava Jato

PF aponta indícios de que Lula orientou reforma de R$ 1,2 milhão em sítio

Laudos da Polícia Federal, na Operação Lava Jato, apontam que a reforma do Sítio Santa Barbara, em Atibaia (SP), frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a esposa, Marisa Letícia, custaram R$ 1,2 milhão. A propriedade é o ponto central da investigação contra Lula e, ainda conforme apurado pela PF, Fernando Biitar – que afirma ser o proprietário do imóvel – não tem rendimentos suficientes para bancar as obras e a compra do sítio. 

A PF investiga se as obras na propriedade – que ocorreram entre 2010 e 2014 e aumentaram a área do sítio em 520 metros quadrados –  foram bancadas por empreiteiros investigados na Operação Lava Jato, e se houve favorecimento ilegal ao ex-presidente. A suspeita é que Lula seja o verdadeiro dono do local e que tenha ocultado o patrimônio, que está em nome de dois sócios do filho dele: Biitar e Jonas Suassuna. 

A perícia da PF constatou que a instalação de equipamentos da cozinha foi coordenada por arquiteto da OAS, com conhecimento do presidente da empresa, e orientação de Lula e da esposa.