Parceiros?

Gustavo Fruet não descarta aliança com Richa em convenção do PV

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), admitiu neste sábado (23) a possibilidade de negociar o apoio do PSDB do governador Beto Richa para sua campanha de reeleição. Sem citar nomes abertamente, Fruet também distribuiu alfinetadas no pré-candidato Rafael Greca (PMN) e no senador Roberto Requião (PMDB) – pai do deputado estadual Requião Filho (PMDB), que vai concorrer à prefeitura. Greca e Requião Filho são dois dos principais adversários do prefeito nesta eleição. As declarações de Fruet foram dadas durante a convenção municipal do PV, que selou a coligação entre os verdes e o PDT na disputa para prefeito.

Em discurso aos candidatos a vereador do PV, Fruet destacou que, para mostrar para os eleitores tudo o que fez durante sua gestão, precisa tempo de tevê na propaganda eleitoral gratuita – o que exigirá que se coligue com mais partidos. “Vamos construir uma aliança mais ampla do que na eleição passada [Fruet se elegeu numa coligação que incluía o PDT, o PV e o PT]”, disse o prefeito. “Mas essa aliança não vai entrar em contradição. Sabemos com quem não vamos.”

Questionado posteriormente com que partidos o PDT não vai se aliar, Fruet foi evasivo. Mas não descartou a possibilidade de se coligar com o PSDB de Richa – com quem manteve um relacionamento tenso sobretudo na questão do subsídio pago pelo estado para manter a integração do transporte coletivo de Curitiba com os municípios da região metropolitana. “Nós já estivemos juntos em outras eleições”, disse Fruet, que antes de entrar no PDT era filiado ao PSDB.

O prefeito destacou ainda que tem mantido conversas com vereadores tucanos e que recentemente se encontrou com o governador para tratar de demandas de Curitiba. Mas afirmou que, apesar disso, não há negociação em andamento para uma coligação eleitoral.

Além do PV, nenhum outro partido oficializou coligação com o PDT até agora. Mas o PTB já decidiu que irá apoiar Fruet. O PPS deve seguir o mesmo caminho. Há ainda negociações de bastidores com o DEM. PT, que estava com Fruet em 2012, decidiu lançar candidato próprio.

O prefeito admitiu que a escolha do candidato a vice vai passar pelas negociações para compor a aliança. O PV, por exemplo, já discute internamente três nomes para oferecer a Fruet: os do vereador Paulo Salamuni, do ex-deputado federal Marcelo Almeida (que deixou o PMDB) e de Caroline Arns, filha do ex-senador e ex-vice-governador Flávio Arns.

Alfinetadas

Fruet também fez críticas a adversários sem citar seus nomes. “Nesta eleição, haverá muita retórica. Haverá pessoas que vão falar alto, que vão vender terreno na Lua. Mas nós temos de perguntar o que eles fizeram por Curitiba”, disse o prefeito. “Tem ex-prefeito que ficou três anos [desta gestão] no Senado. O que ele fez para Curitiba?”, questionou Fruet. Requião foi prefeito de Curitiba e é senador. E deve ser o principal cabo eleitoral de Requião Filho.

O pré-candidato a prefeito pelo PMDB também foi alvo de indiretas. O prefeito reclamou daqueles que trabalham com a desinformação, dizendo que o transporte urbano e metropolitano de Curitiba foi desintegrado. Requião já usou esse discurso recentemente.

Greca também não escapou das alfinetadas do prefeito. “Quem descumpre a lei eleitoral, o que vai fazer na prefeitura se for eleito?”, questionou o pedetista. Recentemente, Greca foi multado pela Justiça Eleitoral por campanha antecipada

Vereadores do PV

Na convenção, além de formalizar a aliança com Fruet na disputa pela prefeitura, o PV homologou a chapa de 57 candidatos a vereador (39 homens e 18 mulheres). Na disputa por cadeiras na Câmara Municipal, o PV não estará coligado com nenhum partido. Segundo o vereador Paulo Salamuni, presidente do partido em Curitiba, a intenção é eleger 4 candidatos. Hoje, o PV tem três vereadores:, Salamuni, Aladim (que não vai disputar a reeleição) e Cristiano Santos.

Veja mais

Psol escolhe advogada feminista como candidata à prefeitura de Curitiba

Com discurso de ‘fazer Curitiba funcionar’, empresário concorre à prefeitura de Curitiba