Operação

Empreiteira paranaense CR Almeida é alvo de desdobramento da Lava Jato

A Operação Tabela Periódica, desdobramento da Lava Jato deflagrado nesta quinta-feira (30) que apura um esquema de corrupção em obras de ferrovias federais, investiga a empreiteira paranaense CR Almeida. Segundo a Polícia Federal (PF) de Goiás, que conduz a operação, foram expedidos mandados de condução coercitiva em Curitiba e Pinhais de três funcionários da construtora.

Os funcionários alvos da condução coercitiva são Denise Moraes Carvalho, que atuava como gerente de planejamento e controle na empresa; Hélio Carrijo da Cunha, diretor-administrativo; e Raul Clei Siqueira, que atuava no ramo de engenheira de obras.

O objetivo da operação é colher provas adicionais sobre o envolvimento de empreiteiras e seus executivos em crimes de formação de cartel, fraudes e pagamento de propinas a ex-diretores da Valec, a estatal federal de ferrovias. O trabalho é realizado com o Ministério Público Federal de Goiás e Conselho Administrativo e Defesa Econômica (Cade).

Em fevereiro deste ano, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados judiciais na sede da CR Almeida em Curitiba em ação que fazia parte da Operação “O Recebedor”. Resultado de desdobramento da Lava Jato , a operação já investigava o pagamento de propina para a construção de ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a CR Almeida. Até o momento, a empresa não se pronunciou.