Aliado de Renan, peemedebista da Câmara pode assumir Ministério do Turismo

Diante da disputa entre deputados do PMDB de Minas Gerais para definir um nome para ocupar o comando do Ministério do Turismo, o presidente em exercício, Michel Temer, deve optar por uma saída “pacificadora” que atenderia tanto à bancada da Câmara quanto à cúpula do Senado, também interessada no cargo.

Auxiliares de Temer e integrantes da cúpula da legenda envolvidos nas negociações consideram que um dos nomes mais cotados atualmente para assumir a pasta é o do deputado Marx Beltrão (PMDB-AL). O parlamentar tem como principal “trunfo” o fato de fazer parte da bancada da Câmara e ao mesmo tempo ter o respaldo do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O ministério já foi ocupado por um aliado de Renan, Vinícius Lages, na gestão do PT. Após deixar o ministério, Lages assumiu, em abril de 2015, a chefia de gabinete do peemedebista no Senado e, no início deste ano, foi para a diretoria de Administração e Finanças do Sebrae.

O comando do ministério foi deixado no último dia 16 pelo então ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Na ocasião, Alves pediu demissão após circular a informação de que ele era alvo de novas denúncias, no âmbito da Operação Lava Jato – o que veio a se confirmar dias depois.