Político de carreira

Conheça Paulo Bernardo, preso hoje pela operação Lava Jato

Paulo Bernardo, preso na manhã desta quinta-feira (23), na 31ª fase de Operação Lava Jato, foi ministro durante os governos do ex-presidente Lula e da presidente afastada Dilma Rousseff.

Segundo a Polícia Federal, Paulo foi preso após investigação da PF a respeito do pagamento de propina a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes ligados ao Ministério do Planejamento.

Trajetória

Paulo Bernardo escreveu sua história política nos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT). Se elegeu como deputado federal pelo Paraná por três vezes, entre os anos de 1991, 1995 e 2003.

Durante os anos dos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Bernardo se converteu em uma fonte importante para imprensa que cobre Brasília, devido aos seus conhecimentos sobre leis orçamentárias e também pelo seu temperamento mais cordato, o que tornava as suas observações mais técnicas.

Além disso, Paulo Bernardo também foi Secretário da Fazenda de Mato Grosso do Sul e secretário de Fazenda na prefeitura de Londrina.

Ministro

No primeiro mandato de Dilma Rousseff Paulo Bernardo foi ministro das comunicações e foi muito criticado por resistir às pressões de uma regulamentação da mídia. Já no governo Lula, Bernardo comandou o ministério do Planejamento.

Um ponto forte de Berardo é a boa relação com empresários e outros partidos políticos.