Servidores fazem ‘faxinaço’ e pedem saída do ministro da Transparência

Servidores do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, que absorveu as funções da Controladoria-Geral da União (CGU), protestaram na sede do edifício nesta segunda-feira, 30, pedindo a exoneração imediata do titular da pasta Fabiano Silveira.

Reportagem do ‘Fantástico’, da TV Globo, neste domingo, 29, revelou novas conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com políticos na qual Fabiano Silveira aparece em um diálogo junto com Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No trecho da conversas há críticas do atual ministro à Lava Jato. Na época, Fabiano Silveira era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.

O áudio pegou Fabiano Silveira dizendo que “os caras” da Procuradoria-Geral da República estão “perdidos”.

O caso provocou grande repercussão entre os servidores do órgão, destinado ao combate à corrupção no governo federal, que fizeram um “faxinaço” na sede da pasta, incluindo o gabinete do ministro, com vassouras, água e sabão. Mesmo com a grande repercussão do episódio, o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), afirmou nesta tarde que manterá Fabiano Silveira “por enquanto”.

A CGU foi extinta com a chegada de Michel Temer à Presidência após o afastamento de Dilma Rousseff, e incorporada ao Ministério de Transparência, o que já causou protestos por parte dos servidores do extinto órgão, que reivindicam a autonomia da CGU.