Tempo real

STF confirma afastamento de Eduardo Cunha do mandato e do comando da Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF)) decidiu nesta quinta-feira (5), por unanimidade, suspender o mandato do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e afastá-lo da presidência da Câmara dos Deputados.

A decisão foi tomada após quase cinco meses depois que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot ter feito o pedido. Todos os 11 ministros da Corte votaram contra Cunha. A decisão do STF mantém uma liminar expedida na manhã desta quinta-feira pelo ministro Teori Zavascki.

O deputado é réu de um processo no STF por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por acusação de ter recebido US$ 5 milhões em propina do esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Demora para votar

Sobre a demora para apreciar o pedido, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, justificou que “o tempo do Judiciário não é o tempo da política e nem é o tempo da mídia. Temos ritos, procedimentos e prazos que devemos observar”, declarou. “Não há qualquer ingerência no Poder Legislativo. Estamos atuando dentro dos lindes de nossa competência e nossa ação jurisdicional”, disse. 

Acompanhe a sessão ao vivo!