Que responsabilidade!

Decisão sobre prisão de Lula agora está nas mãos do juiz Sérgio Moro

A Justiça de São Paulo encaminhou o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a denúncia por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do triplex do Guarujá para o juiz Sergio Moro, da Justiça Federal em Curitiba. As informações são da revista Veja.

De acordo com a revista, os autos foram enviados pela juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, na última quinta-feira (28). A posse do apartamento, que foi reformado pela construtora OAS para a família de Lula era investigada pelo Ministério Público de São Paulo, em inquérito do caso Bancoop, e pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Lava Jato. No entendimento da juíza, os crimes são de âmbito federal e podem estar relacionados ao caso de corrupção da Petrobras.

Ainda segundo a revista, fica a cargo de Moro decidir se aceita a competência para julgar o caso e acatar ou não o pedido de prisão e acusação formal. Lula é investigado em outras frentes da Lava Jato, mas a apuração está a cargo do Supremo Tribunal Federal (STF), porque envolve parlamentares e ministros com foro privilegiado. A nomeação de Lula para ministro da Casa Civil segue suspensa, portanto, ele não possui foro privilegiado.