No Dia do Trabalho, grupo faz ato por autonomia da PF

O Movimento Nas Ruas faz ato pela autonomia da Policia Federal neste domingo, 1, Dia do Trabalho. Um grupo se reúne próximo ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e recolhe assinaturas para a ‘PEC 412’.

O ato pede apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Autonomia, que assegura à corporação independência administrativa e lhe confere poderes para elaborar o próprio orçamento.

Instituição mais emblemática da República, a PF é enaltecida pelas ruas e alvo de constantes críticas de políticos sob suspeita e de defensores de empreiteiros e agentes públicos envolvidos em corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A PEC da Autonomia foi apresentada em 2009, mas ficou travada todos esses anos no Congresso. Agora, em meio à visibilidade que conquistou por causa do êxito das operações contra malfeitos na administração pública, sobretudo na Operação Lava Jato, a PF reivindica um ritmo acelerado ao projeto. Os delegados acreditam que é este o momento para alcançar a antiga aspiração de não depender exclusivamente do Executivo.

A PEC 412 ganhou em março um relator na Comissão de Constituição e Justiça, deputado João Campos (PSDB/GO), delegado de Polícia Civil de profissão. A autonomia é uma antiga aspiração dos delegados federais. Eles querem a prerrogativa de definir sua meta financeira e projeção de despesas.