PT indica deputado para presidir Comissão de Fiscalização Financeira

Após a divisão entre os partidos do comando das 25 comissões temáticas da Câmara, o PT anunciou que vai indicar o deputado Leo de Brito (AC) para comandar a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). Esse é o segundo ano consecutivo em que o partido ocupará a presidência da comissão.

Em anos anteriores, a comissão era usada pelos oposicionistas para convocação de ministros. No ano passado, o PT optou por presidir a comissão e indicou o deputado Vicente Cândido (SP). Leo de Brito é membro titular do Conselho de Ética e estreou na Casa como membro da CPI da Petrobras.

As comissões de Direitos Humanos e Cultura devem ser presididas, respectivamente, pelos deputados Padre João (PT-MG) e Chico D’Angelo (PT-RJ), mas as indicações das últimas comissões do PT ainda estão sujeitas a alterações. As bancadas têm até terça-feira, 3, para apresentar os indicados e só no dia seguinte haverá a instalação das comissões.

O PSDB anunciou que indicará o deputado Pedro Vilela (AL) para comandar a Comissão de Relações Exteriores e Marco Tebaldi (PSDB-SC) para Defesa do Consumidor. A recém-criada Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que ficará com os tucanos, ainda não tem indicação para presidência.

Até o momento, só PT, PSDB e PMDB anunciaram suas indicações. Os peemedebistas ficaram com o principal colegiado, a Comissão de Constituição e Justiça (que deverá ser presidida pelo paranaense Osmar Serraglio). O PMDB também presidirá as comissões de Finanças e Tributação (para a qual será indicada a deputada Simone Morgado, do Pará) e Viação e Transportes (que deve ser presidida pelo deputado fluminense Washington Reis).

A Comissão Mista de Orçamento (CMO), que depende de sessão do Congresso para ser instalada, será presidida este ano pelo PMDB da Câmara e a indicação será o deputado Sérgio Souza (PMDB-PR).