Até tu, Brutus?

Acusado de corrupção, Japonês da Federal tem recurso negado no STJ

O Japonês da Federal sofreu uma derrota no O Superior Tribunal de Justiça (STJ). A corte negou recurso de três réus da Operação Sucuri, deflagrada em 2003, contra 19 policiais federais, além de agentes da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Um dos envolvidos no caso é o agente Newton Hidenori Ishii, que ficou conhecido como Japonês da Federal, ao aparecer constantemente escoltando presos da Operação Lava Jato.

A acusação contra os agentes é de facilitação a entrada de contrabando no país, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Segundo o advogado Oswaldo Loureiro de Mello Júnior, que defende Ishii e outros 14 réus, os processos decorrentes da Operação Sucuri ainda estão correndo na Justiça e nenhum dos acusados cumpriu qualquer pena.

O advogado disse que já entrou com novo recurso porque considerou que esta decisão do STJ foi “monocrática”, proferida por único juiz. Agora, o advogado pede que os demais juízes da corte se pronunciem sobre o caso.

Conforme o advogado que o defende o Japonês da Federal, ele responde a três processos, derivados da Operação Sucuri, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa. Todos estão em andamento.

Voltar ao topo