Aletheia

Polícia Federal deflagra a 24ª fase da Lava-Jato na casa do ex-presidente Lula

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (04), a 24ª Fase da Operação Lava Jato, nomeada Aletheia. A operação acontece na casa do ex-presidente Lula, na Grande São Paulo. Segundo a PF, Lula é o principal investigado da operação.

Policiais também estão na residência de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, filho do ex-presidente. Paulo Okamoto, ex-presidente do Instituto Lula, também está no foco da operação.

Os agentes chegaram na casa do ex-presidente às 6h e por volta das 7h Lula deixou o local em um carro descaracterizado e foi levado para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde prestará depoimento com a presença de uma equipe da Polícia Federal de Curitiba. 

Há mandado de condução coercitiva contra Lula e contra Okamoto. Isso quer dizer que eles deverão prestar depoimento à PF. 

Lula presta depoimento.

Operação

Cerca de 200 Policiais Federais e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva, nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

São investigados os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto de esquema criminoso revelado e relacionado à Petrobrás S/A.

Nome

A operação foi denominada “Aletheia” em referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”.