diálogo institucional

Luiz Fernando Tomasi Keppe assume o comando do TRE Paraná

O governador Beto Richa participou nesta sexta-feira (12), em Curitiba, da posse do desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Os ministros Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Antonio Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), compareceram à solenidade.

Tomasi Keppen cumprirá mandato de um ano e substitui o desembargador Jucimar Novochadlo. O novo presidente afirmou que mantém um diálogo institucional com o Governo do Estado. “É muito importante o respeito entre os poderes para o fortalecimento do processo eleitoral”, disse.

Ele acrescentou que as eleições municipais deste ano terão novas regras. “Queremos contar com a ajuda da população na fiscalização. Estamos preparados para combater os abusos e fazer a maior eleição da história.”

Outra meta do TRE, segundo Keppen, é implantar o voto biométrico em todo o Paraná. Atualmente, 55% das seções têm voto biométrico.

O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira assume a vice-presidência e corregedoria regional eleitoral.

Trajetória

Luiz Fernando Tomasi Keppen nasceu em 24 de março de 1961. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/PR e mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR em 1999.

Criador e coordenador do Projeto de Resolução alternativa de Conflitos do Juizado Especial de Curitiba, foi professor do curso de Graduação em Direito da PUC/PR (1998 – 1999), professor da Universidade Tuiuti do Paraná (1999 a 2006) e coordenador do Núcleo de Mediação da UTP (2001 a 2003).

Também foi diretor da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). Ele ingressou na magistratura em 1989. Em 2013, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça. Ano passado, assumiu a vice-presidência e corregedoria do TRE/PR.

Também participaram da cerimônia de posse os presidentes da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça, Paulo Vasconcelos; e do Tribunal de Contas, Ivan Bonilha.