Bulgária promete empenho para ajudar negociações entre Mercosul e União Europeia

Durante o discurso feito antes do almoço nesta segunda-feira, 1, no Itamaraty, o presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, destacou o papel do Brasil na região e até mundial, prometeu “empenho” de seu país para ajudar nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia e voltou a defender a reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como forma ampliar sua representatividade. “Há uma forte vontade política de construir e ampliar a parceria bilateral”, disse Plevneliev, acrescentando que o Brasil “não é apenas um líder mundial, é um exemplo de desenvolvimento econômico e progresso social”.

A presidente Dilma Rousseff, por sua vez, destacou, mais uma vez, que “conta com a parceria da Bulgária para avançar nas negociações do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia”. Dilma afirmou ainda que, apesar de Bulgária e Brasil manterem relações há mais de 80 anos, os dois países “se conhecem muito pouco”. Prometeu, no entanto, avançar nas parcerias. Em seguida, destacou os acordos assinados na área da previdência social e de ciência e tecnologia.

Ao final da cerimônia, a presidente Dilma condecorou o presidente búlgaro com a Ordem Nacional Cruzeiro do Sul. Deu ainda de presente a ele os bonecos Vinícius e Tom, mascotes da Olimpíada, depois de convidá-lo a voltar ao Brasil, em agosto, para assistir aos jogos. Rosen Plevneliev agradeceu o convite e lembrou que a Bulgária “se preparou muito bem” para os Jogos Olímpicos.

Em seu discurso, ao falar sobre a reforma da ONU, Rosen Plevneliev disse que “a Bulgária apoiará o Brasil em seu desejo de reforma do Conselho de Segurança, para que tenha uma representatividade maior”.

Os ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, da Educação, Aloizio Mercadante, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, também participam do almoço.