País precisa convergir para resultado fiscal primário de 2% do PIB, diz Barbosa

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta quinta-feira, 3, que o Brasil está num esforço de recuperar a capacidade do governo. “Hoje estamos num esforço fiscal de produzir um resultado fiscal consistente com a dívida e isso envolve esforço do lado da receita e da despesa”, disse após apresentar, no início da semana, uma previsão de déficit para o orçamento do próximo ano.

Com um déficit no ano passado, desafio de fechar as contas deste ano e com outro déficit previsto para 2016, Barbosa lembrou que “o Brasil precisa convergir para um resultado fiscal primário de 2% do PIB, hoje infelizmente, temos um déficit”.

Para o dirigente do Planejamento, manter a estabilidade fiscal é o dever de qualquer governo. “Há uma concordância de que o governo deve promover a estabilidade econômica”, disse. O ministro ressaltou ainda que “qualquer política econômica deve ser consistente com a estabilidade fiscal e da inflação”. Segundo Barbosa, isso é condição necessária para o sucesso de qualquer política econômica e é um dever de qualquer governo.