PF

José Dirceu deve ser transferido nesta terça para Curitiba

O ex-ministro José Dirceu deve ser transferido para Curitiba na tarde desta terça-feira (4). A previsão é que ele embarque, em Brasília, às 14h, e chegue à capital paranaense por volta das 16h30 no Aeroporto Afonso Pena. O ex- ministro deve chegar em Curitiba por volta dàs 16h30, no Aeroporto Afonso Pena. Em seguida ele vai para a Sede da Polícia Federal, em Curitiba. Dirceu já fez o exame de corpo de delito em Curitiba e não vai precisar passar pelo procedimento aqui.

Preso ontem na 17ª fase da Operação Lava-Jato, o petista foi detido por suspeita de receber recursos desviados de contratos na Petrobras. Inicialmente ele foi encaminhado para a Superintendência da PF em Brasília, mas teve a transferência para Curitiba autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje o ex-ministro deve passar pelo exame de corpo de delito na capital.

Sete presos desta fase da operação passaram pelo exame de corpo de delito nesta terça feira (4) no Instituto Médico Legal, em Curitiba. O procedimento é padrão, e foi feito assim que o grupo chegou ontem à sede da Polícia Federal da capital.

Passaram hoje pelo IML: Luiz Eduardo de Oliveira e Silva (irmão de José Dirceu), Roberto Marques, Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura, Celso Araripe, Júlio Cesar dos Santos, Olavo Hourneaux de Moura Filho e Pablo Alejandro Kipersmit. O exame durou cerca de vinte minutos. Nenhum dos presos falou com a imprensa.

O grupo voltou para a sede da Polícia Federal onde devem começar a prestar depoimento ao longo do dia. Vão ter prioridade os presos que estão sob prisão temporária que vence nesta sexta feira (5). Entre eles estão o irmão e o ex-assessor de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva e Roberto Marques. Também devem ser ouvidos nos primeiros depoimentos o presidente da Consist Software Pablo Alejandro Kipersmit, Olavo Hourneaux de Moura Filho e Júlio Cesar dos Santos.

Os dois investigados que tiveram prisão temporária decretada, de 30 dias, e que já estão em Curitiba, deverão serão ouvidos nos próximos dias. São eles Celso Araripe, gerente da Petrobras e o lobista Fernando Moura. Araripe é investigado por crimes relacionados a uma fase anterior da Lava-Jato.

Nesta terça-feira, 13 presos da Operação Lava-Jato estavam na carceragem da Polícia Federal. Outros 16 investigados estão detidos no Complexo Médico-Penal do Paraná, em Pinhais (PR).