Líder tucano no Senado defende que PSDB apoie novo protesto contra governo

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), defendeu nesta terça-feira, 28, que o partido manifeste apoio aos protestos marcados para 16 de agosto contra o governo da presidente Dilma Rousseff. “Estamos com os manifestantes que discordam das práticas deste governo, que querem lutar contra a corrupção. Até porque, como disse o ex-presidente Fernando Henrique, não se deve salvar aquilo que não merece ser salvo”, afirmou.

Para Cássio Cunha Lima, o fato de o PSDB apoiar os atos não significa que a sigla pretenda “assumir a paternidade das manifestações de rua”. “Quem tem de ter medo do povo é o governo, não a oposição, que está em sintonia com grande parcela da população que hoje se faz maioria. Toda a oposição tem de estar onde o povo está”, disse.

Mais cedo, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), classificou como “desnecessária” a decisão do partido de aderir à pauta das ruas. Ele argumentou que os próprios organizadores dos protestos não viam com bons olhos a participação de políticos. Em abril, Richa virou alvo de críticas por conta da violência usada por policiais militares do Paraná para acabar com uma onda de protestos de professores em greve no Estado.

Nesta segunda-feira, 27, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), havia anunciado que a legenda usaria as inserções do partido no rádio e na TV para convocar a população para essas manifestações.