Servidores do MPU começam “buzinaço” para pressionar Senado por reajuste

Repetindo a estratégia adotada pelos servidores do Poder Judiciário na semana passada, um grupo de 30 servidores do Ministério Público da União (MPU) começaram um buzinaço na tarde desta terça-feira, 7, para pressionar os senadores para aprovar uma proposta que concede reajuste de até 78% para a categoria.

Os manifestantes, que estão do lado de fora do Congresso, têm usado cornetas para chamar a atenção dos senadores. Eles ergueram faixas em que dizem: “Não podemos esperar” e “Nove anos sem reajuste”.

A proposta dos servidores do MPU é o décimo terceiro item da pauta do plenário do Senado, que está trancada por duas medidas provisórias.

Na semana passada, a Casa aplicou um duro golpe no Palácio do Planalto ao aprovar reajuste de até 78% para servidores do Judiciário. Um dia depois da votação, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avisou que não iria tirar o projeto do MPU da pauta a menos que as negociações entre servidores e Executivo avançassem.

“Se houver negociação, melhor. Se não houver negociação, o Parlamento não tem outra coisa a fazer senão apreciar o projeto”, afirmou Renan.