MP flagra corrupção

R$ 7 mi foram roubados de Itaperuçu e Rio Branco do Sul

A 1.ª e a 2.ª Promotorias de Justiça de Rio Branco do Sul ajuizaram, nesta semana, 47 ações criminais e de improbidade administrativa pela prática de crimes diversos, como enriquecimento ilícito, fraude a licitação e peculato. O objetivo do ajuizamento conjunto das ações é combater atos de corrupção nas prefeituras de Rio Branco do Sul e de Itaperuçu (foto), municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Ao todo, o Ministério Público do Paraná requer a devolução de R$ 17 milhões aos cofres dos dois municípios. Foram acionados por meio das ações dois prefeitos e três ex-prefeitos, além de 68 pessoas, dentre vereadores, secretários municipais, procuradores jurídicos, servidores públicos e empresários, bem como 13 empresas.

O MP-PR também ajuizou ação de improbidade administrativa contra agentes políticos e empresários de Itaperuçu por realizarem uma viagem de cruzeiro marítimo pela costa brasileira, em novembro de 2013. Eles alegaram que o objetivo da viagem era discutir o orçamento do município pro ano de 2014. A partir das investigações, comprovou-se que a viagem foi organizada e paga por empresários que tinham contratos com a prefeitura de Itaperuçu e que teriam sido favorecidos em contratos fraudulentos.