ANJ condena 2ª morte de jornalista no mês

A Associação Nacional de Jornais condenou nesta terça-feira, 26, em seu site o assassinato do radialista Djalma Santos da Conceição, conhecido como Djalma Batata, morto na manhã de sábado, 23. O corpo do radialista foi encontrado às margens da BR-10, em Timbó, área rural da cidade de Conceição da Feira (BA). Ele trabalhava havia três anos em programa jornalístico de rádio local.

Conceição foi sequestrado no bar de sua propriedade por três homens encapuzados, por volta das 23h30 de sexta-feira enquanto participava de uma roda de samba. O cadáver foi encontrado na manhã seguinte, com pelo menos 15 tiros.

Essa é a segunda morte registrada de profissionais de jornalismo em menos de dez dias. O corpo do jornalista Evany José Metzker foi encontrado decapitado e com sinais de tortura em Padre Paraíso, no nordeste de Minas Gerais, no dia 18. A polícia trabalha com hipóteses de crime passional e queima de arquivo, uma vez que o jornalista investigava irregularidades da administração pública local.

No texto publicado em seu site, a ANJ alerta que “a sucessão de homicídios e outras violências contra profissionais de imprensa criam um clima de impunidade que contribui para a repetição de violações à liberdade de expressão e ao direito da sociedade de ser devidamente informada”. A entidade pede “às autoridades” esclarecimentos dos crimes mencionados “a fim de que os responsáveis sejam devidamente julgados”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.