Defesa

Com prefeitos petistas, Haddad defende ajuste fiscal de Dilma

O prefeito Fernando Haddad fez uma defesa do ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff em reunião com prefeitos petistas do Estado de São Paulo, na manhã desta sexta-feira. Segundo relato de pessoas que acompanharam o encontro, Haddad ressaltou que as medidas adotadas pelo governo federal são passageiras e não estão “cristalizadas”. Ainda de acordo com os relatos, o prefeito defendeu que no fim deste ano e no ano que vem a situação econômica será melhor para as administrações públicas no País.

O prefeito evitou falar na direção das críticas feitas pelo partido ao ajuste promovido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Petistas têm reclamado de que o ajuste tem prejudicado os trabalhadores e não o “andar de cima”. Queixam-se, por exemplo, que a taxação de fortunas não avança e que o projeto de aumentar a contribuição social sobre lucro líquido (CSLL) é muito tímida, “só pra inglês ver”, como comentou um dirigente.

Haddad teria falado também sobre sua gestão na prefeitura, relatando obras que estão por vir – ainda dependendo da vinda de recursos – em variadas áreas, saúde, educação, mobilidade.

Ao sair do encontro, Haddad foi evasivo ao falar com a imprensa. Disse ter participado de uma mesa em tom de incentivo nesse momento delicado da economia. “Nós discutimos a economia do País, as políticas, as perspectivas para as prefeituras”, afirmou. Ele disse que, apesar de os caixas municipais estarem comprometidos, a perspectiva é de melhoria na economia no segundo semestre, o que “naturalmente” deve beneficiar os municípios. “A expectativa nossa é que a retomada de crescimento tenha prazo, que a gente possa rapidamente retomar o crescimento para distencionar e fazer as políticas públicas acontecerem.”

Haddad relatou não ter participado diretamente da elaboração de um documento de prefeitos petistas. O manifesto é coordenado pelo prefeito de Carapicuíba, Sérgio Ribeiro, e deve pedir uma atenção ao aprimoramento do pacto federativo, de forma a dar mais recursos do bolo tributário aos municípios. O texto deve ser fechado na tarde de hoje.