Carta de repúdio

Comando da PM exige que Francischini assuma responsabilidade do ataque aos professores

O secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini, recebeu um voto de confiança do governador Beto Richa e permanece à frente da pasta, mas sua situação não é tranquila. Pelo contrário, está com uma bomba na mão. Em carta enviada ao governador, coronéis da Polícia Militar repudiam as recentes declarações do secretário, que atribuiu ao comando da corporação a responsabilidade pelos atos dos policiais na manifestação dos professores na semana passada. O documento simboliza o descontentamento geral da categoria com o titular da pasta.

Na carta, os oficiais dizem que “não se pode admitir” que seja atribuída à corporação a pecha de irresponsável ou leviana, por não ter planejado a ação ou sido negligente. “Todas as ações foram tomadas seguindo o plano de operações elaborado, o qual foi aprovado pelo escalão superior da SESP, tendo inclusive o Senhor Secretário participado de diversas fases do planejamento…”. O documento foi assinado pelo comandante-geral da PM, Cesar Vinicius Kogut, e por 16 dos 19 coronéis da ativa.

Egocêntrico

O presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (Amai), coronel Eliozeo Ferraz Furquim, informou que a entidade deve notificar judicialmente o secretário para que ele seja responsabilizado. “Ou ele não o fez e deveria ter feito, ou está negando que fez. Que a polícia pague por ser obediente demais, a gente aceita. Mas ele é o responsável operacionalmente pela PM”, disse. “O Francischini é um egocêntrico. Se deu certo foi ele, se não deu, não foi. E ele é um indutor da violência, pela forma como se dirige à tropa”, afirmou.

Para o coronel, a imagem da corporação foi “machucada” pela manifestação. No entanto, ele defendeu os policiais e explicou que, ao atender ocorrências do dia-a-dia, eles utilizam o bom senso e treinamento pessoal, em “função conhecida”. No caso da manifestação, quando estavam “em forma”, segundo ele, os policiais perdem a personalidade e atendem somente ao comando do chefe. “Eles levam esses dois homens dentro deles”, disse.

Queixas contra o descaso

Um subtenente da PM, que está há 32 anos na corporação e preferiu não ter o nome divulgado, contou que esteve no protesto de quarta-feira da semana passada, mas como professor. “Foi uma sensação diferente e atípica. Eu vi pessoas atirando pedras e forçando as grades, e que quando os policiais revidavam se infiltravam entre os professores. Em nenhum lugar do mundo os policiais não agiriam quando atacados”, comentou. Ele considera que houve um excesso, mas não dos policiais que estavam na linha de frente, que agiram sob um comando, que teria partido do governo.

O subtenente falou ainda sobre o descaso com a corporação. Como exemplo, citou que muitos policiais foram deslocados do interior, sem a menor estrutura. “Eles não tinham onde fazer higiene, onde comer. Teve o caso de um micro-ônibus com espaço para 20 pessoas que veio com 50 policiais para cá”.

O oficial afirmou que desde 2012 o subsídio da categoria está sendo pago de maneira errada. Ele destacou ainda a falta de combustíveis nas viaturas, a falta de efetivo nas ruas, quando 2 mil policiais que prestaram concurso em 2012 aguardam a convocação, e a falta de perspectiva de carreira. A gestão de Francischini, segundo ele, foi uma decepção. “Ele fez muito pouco, ainda mais sendo um conhecedor dos problemas da segurança pública”.

Veja abaixo a íntegra da carta.

CARTA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ

O Comando da Polícia Militar do Paraná, instituição sesquicentenária que labuta diariamente em prol da segurança pública do Estado do Paraná, cumprindo incansavelmente a sua missão constitucional, vem perante Vossa Excelência manifestar o seu repúdio às declarações atribuídas pela Imprensa ao Secretário de Estado da Segurança Pública, em data de 04 de maio de 2015 – e até agora não desmentidas – as quais atribuem única e t&ati,lde;o somente à PMPR a responsabilidade pelos fatos ocorrido em 29 de abril de 2015, quando da manifestação dos professores, pelos fundamento abaixo delineados.

a) A Polícia Militar do Paraná esteve presente no dia 29 de Abril de 2015, cumprindo o seu papel constitucional de preservação da ordem pública, no intuito de garantir a ordem pública e impedir uma possível invasão à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, em atendimento ao interdito proibitório expedido pela Justiça paranaense, devidamente comandada, com planejamento prévio e ciente dos desdobramentos que poderia advir.

b) Que o Senhor Secretário de Segurança Pública foi alertado inúmeras vezes pelo comando da Tropa empregada e pelo Comandante-Geral sobre os possíveis desdobramentos durante a ação e que mesmo sendo utilizadas as técnicas internacionalmente reconhecidas como as indicadas para a situação, pessoas poderiam sofrer ferimentos, como realmente ocorreu, tendo sido vítimas manifestantes e policiais militares empregados na operação.

c) Que imediatamente após os fatos foi determinada a abertura de Inquérito Policial Militar para a apuração dos possíveis excessos, no sentido de serem responsabilizados todos os que tenham dado causa aos mesmos.

d O que não se pode admitir em respeito à tradição da Polícia Militar do Paraná, seus Oficiais e Praças, que seja atribuída a tão nobre corporação a pecha de irresponsável ou leviana, por não ter sido realizado um planejamento, ou mesmo que tenha sido negligente durante a operação, pois todas as ações foram tomadas seguindo o Plano de Operações elaborado, o qual foi aprovado pelo escalão superior da SESP, tendo inclusive o Senhor Secretário participado de diversas fases do planejamento, bem como é importante ressaltar que no desenrolar dos fatos o Senhor Secretário de Segurança Pública era informado dos desdobramentos.

e) O Comando e os demais integrantes da Corporação deixam claro a Vossa Excelência que nunca deixarão de cumprir o seu juramento desempenhar com honra, lealdade e sacrifício de sua própria vida, as suas obrigações, na defesa da Pátria, do Estado, da Constituição e das Leis.

Curitiba, R, 5 de Maio de 2015.

Cel. QOPM Cesar Vinícius Kogut,

Comandante-Geral da PMPR

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior