Jucá diz que briga entre Renan e Temer ‘está superada’

Nome importante do PMDB, o senador Romero Jucá (RO) minimizou nesta segunda-feira, 5, a discussão pública que houve na semana passada entre o vice-presidente Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). “Acho que essa matéria já está superada. A gente não tem que estender conflito, tem que procurar a paz”, disse Jucá.

Insatisfeito por ter tido um aliado preterido na reforma ministerial de Dilma Rousseff, Renan chamou indiretamente Temer de “coordenador de RH” do governo na quinta-feira passada. Horas depois, Temer divulgou nota na qual afirmava que não iria usar o seu cargo “para agredir autoridades de outros Poderes” e que o “País precisa, neste momento, de políticos à altura dos desafios que hão de ser enfrentados”.

Segundo Jucá, é natural que haja “alguns choques” entre pessoas do mesmo partido, mas que o importante é que o PMDB permaneça unido. “O PMDB é o grande carro-chefe hoje político do País. Então é muito importante que o PMDB, conjuntamente, tenha um foco, e esse foco nós temos que construir coletivamente, na Câmara, no Senado e com o vice-presidente Michel Temer”, disse o senador.

Apesar do tom conciliador de Jucá, o ataque de Renan contra Temer não foi bem recebido pela cúpula do PMDB. Integrantes da sigla avaliam que ele passou do ponto ao dirigir suas críticas ao vice e tiveram que atuar para que a nota de Temer não fosse ainda mais contundente na crítica a Renan.

Tem vindo dos próprios peemedebistas a crítica de que o presidente do Senado afirmou que o partido não poderia compactuar com a divisão de “cargos e boquinhas” no governo, mas não pediu para que seus aliados deixassem os cargos que ocupam no segundo escalão. Citam como exemplo o fato de o atual diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, ter sido reconduzido ao posto, e de Renan ter emplacado o nome de Fernando Mendes em uma diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).