Pizzolato estará à disposição do Brasil a partir de 11 de maio

O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão, será colocado à disposição do governo brasileiro para retorno ao País a partir do dia 11 de maio. O comunicado foi feito de forma extraoficial pela Itália a autoridades brasileiras. A partir desta data, começará a contar o prazo final de 20 dias dado ao Brasil para promover a viagem.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta segunda-feira, 27,que o governo brasileiro ainda não recebeu o comunicado oficial da Itália sobre a data a partir da qual Pizzolato será liberado, o que deve ocorrer nos próximos dias. “Nossa ideia é fazer (a transferência) assim que possível”, afirmou o ministro. Segundo ele, o retorno do ex-diretor do BB deve ser realizado antes do prazo final de 20 dias.

“Vamos fazer isso da maneira mais reservada possível dentro daquilo que o tempo nos permite. É desejo nosso que façamos com a maior agilidade toda a transferência”, completou Cardozo.

A Polícia Federal tinha previsto inicialmente a volta de Pizzolato para a próxima quinta-feira, 30. Logo depois a data foi descartada, diante da ausência de comunicação oficial por parte da Itália. Nesta terça-feira, 28, a PF realiza uma reunião para discutir a data da viagem e os trâmites logísticos.

Condenado a 12 anos e 7 meses de prisão, Pizzolato deve descontar do total da pena o período que já permaneceu preso na Itália, de 11 meses. A extradição do ex-diretor do Banco do Brasil foi autorizada pela Itália na última sexta-feira, 24. “Nós tínhamos confiança que o governo italiano atenderia nossa solicitação”, disse Cardozo nesta segunda-feira.

Pizzolato deve ser transportado em voo comercial para Brasília, onde cumprirá pena no Complexo Penitenciário da Papuda, presídio no qual outros condenados no mensalão já cumpriram pena.