Sem fim

Terceirização passa na Câmara com o apoio da bancada do Paraná

A maioria dos deputados federais ignorou apelo do governo pra impedir que terceirizações sejam admitidas em atividade-fim das empresas. Por 230 votos a 203, o plenário aprovou na última quarta emenda de autoria do PMDB, que acabou com as pretensões do PT, que queria impedir a mudança. A maioria dos deputados do Paraná também foi a favor da emenda: 14 x 10. Seis estavam ausentes.

A CUT lidera movimento contra a terceirização da atividade-fim, com o argumento de que a mudança vai fragilizar a organização dos trabalhadores e sua força de negociação com as empresas. Já os empresários defendem que a alteração vai tornar mais ágil a contratação e reduzir os custos para a contratante, com efeitos na economia. O texto precisa passar pelo Senado antes de seguir para sanção da presidente Dilma Rousseff.

O assunto já causa atrito entre os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, ambos do PMDB. Renan tem dito que não concorda com o texto aprovado e, diante da ameaça de Cunha de restabelecer o que passou na Câmara, deve segurar a votação da proposta ao menos durante a sua gestão, que se encerra em janeiro de 2017.

Clique na imagem para ver a imagem em tamanho maior!