Senador Álvaro Dias diz que Fachin terá indicação aprovada pelo Senado

Cicerone do jurista Luiz Edson Fachin, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou nesta terça-feira, 14, que o novo indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) será aprovado pelo Senado “com tranquilidade”.

Para Alvaro Dias, Fachin é um jurista com “notório saber”, sendo uma indicação que não merece restrições. Ele afirmou que o indicado atende a todos os pressupostos previstos na Constituição e é, sobretudo, um jurista “independente”.

O senador do PSDB disse que foi encaminhado à Dilma duas semanas atrás um manifesto de apoio ao nome de Fachin subscrito pelos 33 parlamentares federais do Paraná. Ele disse que o texto foi feito em resposta a uma “especulação” de que ele teria um “carimbo”. “E ele não tem, não é filiado a partido algum e há muitos anos ele milita na atividade jurídica. O objetivo era desqualificar a indicação”, afirmou.

Peemedebistas teriam restrições inicialmente à indicação do novo ministro do STF. Eles não queria um candidato que fosse vinculado diretamente ao PT e ao MST, como supostamente seria Fachin. Mas, segundo o tucano, após conversas, essas ressalvas foram dirimidas.