19% aprovam maneira de governar da presidente Dilma, mostra CNI/Ibope

A maneira como a presidente Dilma Rousseff governa o País é aprovada por 19% dos brasileiros, conforme pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, 01, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Este índice, que mostra uma avaliação pessoal da presidente na percepção dos cidadãos, estava em 52% na pesquisa realizada em dezembro.

O indicador é pior para um presidente em início de mandato desde 1999, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) começava sua segunda gestão no Palácio do Planalto com 35% de aprovação ao seu estilo de governar.

Quando a pergunta sobre a maneira de governar de Dilma foi feita em março de 2011, primeiro ano de governo, ela recebeu o aval de 73% da população. Esse índice saltaria para 79% em março de 2013, pouco antes das manifestações de junho e, desde então, a presidente oscilava em uma média de 50% nas pesquisas trimestrais CNI/Ibope.

Inversamente à queda na aprovação ao jeito de Dilma governar, a desaprovação ao estilo da presidente atingiu 78% em março. É o pior nível desde junho do ano passado, quando 50% diziam não gostar do estilo da presidente.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 142 cidades entre 21 e 25 de março, com margem de erro de dois pontos porcentuais e nível de confiança no resultado de 95%.