Dilma submete ao Senado nomes de Damaso e Volpon para o BC

A presidente Dilma Rousseff formalizou nesta terça-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU) as indicações de Otávio Ribeiro Damaso e Tony Volpon para a diretoria do Banco Central. Em mensagens, Dilma encaminha ao Senado Federal os dois nomes para apreciação.

As mudanças na diretoria do BC, que precisam ser referendadas pelos parlamentares, foram anunciadas pelo presidente do órgão, Alexandre Tombini, no início de fevereiro. A diretoria de Assuntos Internacionais será ocupada por Tony Volpon, diretor executivo e chefe de Pesquisas para Mercados Emergentes das Américas da Nomura Securities International. Otávio Ribeiro Damaso, ex-chefe de gabinete da presidência do BC, passará a comandar a área de Regulação.

Com a reformulação, o diretor Luiz Awazu Pereira da Silva, que acumulava Assuntos Internacionais e Regulação, passa a dirigir a área de Política Econômica, no lugar de Carlos Hamilton, permanecendo à frente também da Diretoria de Assuntos Internacionais. No entanto, Awazu exercerá as funções no BC só até setembro deste ano. Ele deixará a instituição brasileira para ocupar o cargo de vice-gerente-geral (Deputy General Manager) do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês). O cargo equivale à vice-presidência e é o segundo posto mais forte da instituição sediada em Basileia, na Suíça, que reúne 55 bancos centrais de todo o mundo.