Desfalque

Secretário de Comunicação de Beto pede demissão

O secretário de Comunicação do governo Beto Richa (PSDB), Marcelo Cattani, pediu demissão do cargo na manhã desta segunda-feira. Segundo pessoas próximas a Cattani, a decisão vinha sendo maturada havia algum tempo. Os motivos são vários, e incluem uma discordância em relação ao modo como o governo lidou com o caso Luiz Abi.

Cattani estava com Beto Richa desde a prefeitura. Assumiu a Secretaria de Comunicação do governo do estado no primeiro dia de Beto no Palácio Iguaçu.No final do primeiro governo, surgiram boatos de que ele seria substituído, ou de que a secretaria seria extinta, mas seu nome acabou sendo mantido na lista de primeiro escalão.

Agora, ninguém sabe quem será o substituto de Cattani. Um comunicado oficial do governou informou mais tarde que Deonilson Roldo, chefe de Gabinete de Richa, iria acumular a Comunicação temporariamente. Jornalista de profissão, Deonilson já respondeu pela Comunicação Social nos tempos de prefeitura de Curitiba.

Entre as três insatisfações mais importantes de Cattani, segundo consta, estão:

– O fato de que o governador ouviria muitos “corneteiros” ao invés de gerir a comunicação com base nos conselhos dos técnicos da área.

– O modo como algumas crises foram conduzidas recentemente, incluindo a tendência a dizer que Luiz Abi era distante do governador, quando há centenas de indícios em contrário.

– Uma dívida milionária da Comunicação com os veículos de imprensa do estado.

Segundo quem acompanha as movimentações no governo, esta é, por enquanto, a única mudança no primeiro escalão. Mas já se fala em uma reforma para as próximas semanas. nesse caso, porém, as saídas não seriam, por vontade dos titulares. Muito pelo contrário.