Dívida inviabiliza gestão de estados, diz o senador Delcídio Amaral

A caminho do café da manhã com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta terça-feira, 25, o senador Delcídio Amaral (PT/MS), disse que a regularização do projeto de indexação da dívida de Estados e municípios é muito importante e deve ser tratada na reunião com Levy. “A dívida hoje inviabiliza a gestão dos estados, eles não têm como investir”, disse. Para o senador ainda não é possível saber se o projeto será aprovado tão rapidamente pelo Senado como foi na Câmara dos Deputados, na terça-feira, 24, à noite. “Isso ainda vai ser conversado”.

Por 389 votos a 2, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que obriga a presidente Dilma Rousseff a regulamentar em até 30 dias o projeto de lei que trocou os indexadores das dívidas de Estados e municípios com a União. A votação dessa proposta, que agora será analisada pelos senadores, foi acertada à tarde pelos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Cunha e Renan se queixaram que, por causa do esforço fiscal deste ano, Dilma estava adiando a regulamentação da lei para evitar que os entes federados fizessem os pagamentos de acordo com os novos fatores de correção, melhores para Estados e municípios, mas menos vantajosos para o governo federal.