Aécio: PSDB vai tomar as medidas necessárias após análise de cada caso

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta sexta-feira, 6, que o partido irá tomar as medidas necessárias após avaliar os casos de parlamentares que são alvo de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB-MA) serão investigados ao lado de mais 37 nomes por suposta formação de quadrilha.

Além deles, estão na lista dos que serão investigados por formar a organização criminosa o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto; um dos vice-presidentes do PMDB, Valdir Raupp; o segundo vice-presidente do Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) e o presidente do PP, senador Ciro Nogueira. O lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, também foi incluído na investigação. Também está na lista de investigados o ex-governador de Minas Gerais e senador Antônio Anastasia (PSDB).

“Torna-se agora imprescindível a análise dos fatos que ensejaram os procedimentos instaurados e, tão logo esse exame seja feito, tomar as medidas necessárias em relação aos nomes divulgados. Será analisado caso a caso, considerando os elementos já contidos nos inquéritos e a individualização das condutas para definir os procedimentos a serem tomados a partir de agora, inclusive recorrendo aos Conselhos de Ética das duas casas do Congresso Nacional”, diz trecho da nota assinada por Aécio Neves e pelos líderes do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB) e pelo da Câmara, Carlos Sampaio (SP).

Os três se dizem, porém, surpresos com a inclusão do senador Antônio Anastasia entre os investigados. O senador mineiro não quis comentar e afirmou, por meio da assessoria que só iria se pronunciar após tomar conhecimento do processo.

“No que se refere ao senador Antônio Anastasia, cuja história e trabalho só geraram benefícios ao Brasil, com exemplos de uma gestão eficiente e responsável, não obstante a surpresa com sua inclusão na relação, temos a mais absoluta certeza de que tudo será plenamente esclarecido. Por conhecermos o seu proceder irretocável, em tantos anos de vida pública, temos a convicção de que a sua inocência será evidenciada”, dizem os líderes do partido em trecho da nota. “Neste momento, a melhor forma de nos dedicarmos à sua defesa é termos nossas atenções voltadas à análise dos fatos para que possamos dar, o quanto antes, as respostas que o país espera, com ansiedade, sobre a lisura de suas ações”, concluem.