Américo: não esperávamos tantos nomes do PP na lista

O secretário nacional de comunicação do PT e deputado estadual em São Paulo, José Américo, disse ao Broadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado, que uma das principais surpresas para ele na divulgação da lista de políticos investigados na operação Lava Jato foi a presença de tantos nomes do PP. “Se não me engano, foram mais de 30 nomes, quase a bancada deles toda. Acho que só escapou o Maluf”, afirmou em referência ao deputado e ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf.

Com relação a seu próprio partido, Américo disse que surpreendeu também a quantidade de petistas na lista. “Ficamos surpresos com a menção dos três senadores e do Mentor, que ninguém esperava”, relatou. Os senadores do PT Gleisi Hoffmann (PR), Lindbergh Farias (RJ) e Humberto Costa (PE), este líder da bancada petista no Senado, serão investigados. O deputado federal José Mentor (SP) também está na lista divulgada pelo Supremo Tribunal Federal.

Américo elogiou a condução do processo pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que chamou de “cautelosa” e sem prejulgamentos e afirmou considerar importante que os trabalhos de investigação sigam desta maneira. “É importante que o processo continue a ser conduzido sem confusão, sem prejulgar ninguém, nem o (Antônio) Anastasia”, disse em relação ao senador tucano de Minas Gerais que também será investigado.

Américo participou do lançamento de um canal de televisão do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na grande São Paulo, no qual estiveram presentes o ex-presidente Lula e o ministro de Comunicações, Ricardo Berzoini. No momento da divulgação da lista, Lula estava no palco e Américo na plateia, ao telefone. Ele disse que falava com pessoas da agência de notícias do PT, coordenando a cobertura – uma de suas funções como secretário de comunicação.

O prefeito de São Bernardo do Campo, onde aconteceu o evento, Luiz Marinho, disse ao Broadcast Político não ter visto a lista da Lava Jato e preferiu não comentar.