Eduardo Paes: últimos 40, 50 anos Rio passou em conflito com governo federal

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), disse, neste domingo (1º), em evento de inauguração do Túnel Rio 450, que nos últimos 40, 50 anos a cidade passou em conflito com o governo federal. Afirmou ainda que nenhum presidente da República compareceu às solenidades de aniversário do Rio de Janeiro, agradecendo a presença de Dilma Rousseff. “Sei do seu esforço e da dificuldade de cuidar de um País cheio de contrastes e que tem tantos desafios”, acrescentou Paes.

A presidente, que acabou de voltar do Uruguai, onde participou, neste domingo (1º), da posse do novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, fará percurso inaugural. Com 1.480 metros de extensão, o túnel tem capacidade de fluxo para 55 mil veículos por dia.

Paes brincou dizendo que a Justiça Eleitoral ainda não está fiscalizando antes de afirmar, em seu discurso, que seu candidato a prefeito da cidade é o secretário Executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, também do PMDB. Além disso, ressaltou que o Rio está realizando sonhos de 40, 50 anos, citando o projeto do Porto Maravilha, que foi feito um trabalho de parceria. “Aqui não está só a história do Rio. Está a história do Brasil. Se não fosse a parceria, não teríamos trazido as Olimpíadas para cá, que está sendo inspiradora para essa cidade superar desafios que há muito tempo não vencia”, destacou Paes. “Pessoas às vezes não percebem as transformações graças à parceria com o governo federal”, acrescentou.

Depois do prefeito, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) fez um breve discurso. Ele elogiou a presidente Dilma e o prefeito, além de agradecer as empreiteiras responsáveis pela obra.

O Túnel Rio 450 integra a Via Binário do Porto ao centro da capital fluminense. A entrega da obra faz parte das comemorações pelo aniversário de 450 anos da cidade. A partir das 18 horas, Dilma participará de outra solenidade para comemorar a data, também no Rio de Janeiro.