Após reunião com novo presidente do Uruguai, Dilma volta ao Brasil

A presidente Dilma Rousseff já deixou o Uruguai, onde participou neste domingo (1), em rapidez passagem, da posse do novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez. Ela embarcou para o Rio de Janeiro, onde acompanhará duas solenidades pela celebração dos 450 anos do Rio de Janeiro. Nesta tarde, a presidente tem presença programada na inauguração do Túnel Rio 450 e, depois, na cerimônia de aniversário dos 450 anos da cidade, com retorno a Brasília previsto para pouco antes das 21 horas.

Por causa da agenda no Rio, Dilma teve de antecipar a volta ao Brasil e não pôde acompanhar a cerimônia de transmissão de mandato presidencial de José “Pepe” Mujica para Tabaré Vazquez, que ocorria no início desta tarde, na Praça Independência, no centro de Montevidéu. Antes, no entanto, ao final da sessão solene de compromisso de honra e declaração de fidelidade constitucional, no Palácio Legislativo, Dilma teve um encontro reservado com Vázquez, Durante a conversa, de cerca de 25 minutos, a presidente fez um convite para que o uruguaio a visitasse no Brasil, que foi aceito. A data ainda vai ser definida. A agenda bilateral, incluída de última hora, acabou atrasando a transmissão de mandato.

Fusca

A presidente do Chile, Michelle Bachelet; e os presidentes do Equador, Rafael Correa; e de Cuba, Raúl Castro, acompanhavam a cerimônia de transmissão de mandato. Depois de entregar a faixa presidencial ao seu sucessor, o ex-presidente do Uruguai José Mujica deu uma volta em torno da Praça Independência e entrou em seu fusca azul, ovacionado pelo público.