PRB apoiará Cunha, apesar do apelo do ministro do Esporte por Chinaglia

Apesar dos apelos do ministro do Esporte, George Hilton, em favor da candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP), a bancada do PRB na Câmara dos Deputados decidiu manter o apoio ao candidato do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), ao comando da Casa.

Pressionados pelo governo, os 20 parlamentares da nova bancada se reuniram fora da Câmara na manhã desta sexta-feira, 30, com o ministro e a direção do partido. Segundo o vice-líder da bancada, Beto Mansur (SP), os deputados argumentaram que a aliança com o peemedebista já havia sido selada em dezembro e que Chinaglia demorou para decidir sua candidatura. “Nós ponderamos que seria muito ruim (migrar para o petista) porque o partido já tinha tomado sua posição. Não dá para mudar de posição já tendo declarado apoio a Cunha”, argumentou Mansur, um dos articuladores do apoio a Eduardo Cunha dentro do PRB.

O partido seguirá no bloco liderado pelo PMDB para composição dos cargos na Mesa Diretora da Casa. “Ficou decidido que ficaremos no bloco por questão de coerência”, disse o vice-líder.

O ministro, que se licenciará da função para tomar posse como deputado neste domingo, deixou claro que votará no petista. Assim como ele, outros parlamentares do PRB devem optar por Chinaglia. Até a nomeação para o Ministério do Esporte, Hilton era líder da bancada na Casa.

Mansur negou que o assédio governista tenha incluído cargos no segundo e terceiro escalões do governo e disse considerar a pressão como algo normal no processo. “Não vejo como disputa contra o governo, até mesmo porque somos governo”, disse Mansur, que participou hoje do almoço de apoiadores do peemedebista.