Antonio Carlos Valadares desiste de candidatura à presidência do Senado

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) desistiu de lançar sua candidatura à Presidência do Senado. Em nota, Valadares disse que o lançamento da candidatura alcançou “os objetivos pretendidos pelo PSB de tirar o processo de sucessão da Mesa Diretora do Senado do imobilismo em que se encontrava, da falta de transparência, e trazer esse tema para o centro do debate”.

O socialista afirmou ter comunicado mais cedo sua decisão à líder do partido no Senado, Lídice da Mata (BA), e ao senador João Capiberibe (PSB-AP), que lançou o nome dele no final de semana ao cargo. Ele justificou sua decisão com o argumento de que uma “nova realidade política” foi criada com o lançamento da candidatura do senador do PMDB Luiz Henrique (SC), partido que, por ter a maior bancada, tem a tradição de ocupar o cargo.

Ao agradecer aos senadores da bancada e dos demais partidos que o estimularam a se lançar candidato, Valadares disse retirar o nome da disputa na esperança que uma “agenda mínima” definida pela bancada do PSB seja atendida pelo futuro presidente do Senado: reforma política, reforma tributária, novo pacto federativo e democratização do funcionamento da Casa.

O senador do PSB já havia admitido na terça-feira que poderia desistir da candidatura em prol de um nome tido como independente do PMDB. Com esse movimento, o grupo quer fortalecer a candidatura de Luiz Henrique contra o candidato à reeleição Renan Calheiros (PMDB-AL).