Lá vamos nós

Beto Richa é empossado para mais quatro anos de governo

Em cerimônia realizada ontem, o governador Beto Richa (PSDB) foi reconduzido ao cargo para o mandato 2015-2018 e aproveitou a oportunidade para criticar o governo federal. ‘Podemos exigir que Brasília nos trate com o respeito que merecemos. Espero que as conversas entre o Paraná e o governo federal sejam maduras e transparentes’, disse ele, durante seu primeiro pronunciamento deste mandato.

A primeira-dama, Fernanda Richa, e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB) acompanharam o governador durante o pronunciamento. Também estavam presentes na cerimônia a vice-governadora Cida BorghettI (Pros), o marido dela, o deputado federal Ricardo Barros (PP), e o atual líder do governo na Assembleia, Ademar Traiano (PSDB).

Ainda durante esta primeira parte da cerimônia de posse, na Assembleia, o primeiro-secretário da Casa, Plauto Miró (DEM) e Rossoni entregaram a Richa um cheque simbólico, no valor de R$ 230 milhões, correspondentes à economia do orçamento da Casa em 2014. Depois disso, o governador e os demais se encaminharam ao Palácio Iguaçu, onde Richa assinou 18 novos decretos, a maioria deles visando promover economia nas contas do Estado.

Um deles proíbe a contratação de novos servidores públicos, seja de maneira direta ou indireta. A nova norma inclui as autarquias, inclusive as de regime especial, as fundações instituídas ou mantidas pelo Estado, as empresas públicas e as sociedades de economia mista. De acordo com o decreto, Richa poderá, excepcionalmente, autorizar a realização de concursos, e a contratação de pessoal, mediante justificação da Comissão de Política Salarial e do Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE) – criados ontem também por meio de decretos.

Outras medidas

Por meio da assinatura de outros decretos, o governador também criou a Comissão de Política Salarial, para tratar de benefícios trabalhistas e atuar nas negociações salariais. Ainda foram criados grupos de trabalho para elaboração do planejamento estratégico do estado; para realizar o levantamento de haveres e dívidas da administração direta e indireta; e para avaliação e regulamentação de contratos de terceirização de mão de obra, além de outros conselhos e comissões. Por fim, Richa nomeou os 17 novos secretários de Estado.

Metas

Ainda durante a cerimônia de posse, Beto Richa (PSDB) destacou algumas de suas metas para este segundo mandato. Entre elas, estão o atendimento de 200 mil famílias pelo programa Família Paranaense e de mais 110 mil famílias com moradias. Outros objetivos são atrair para o Estado mais R$ 35 milhões em investimentos privados, a geração de mais 400 mil empregos e a contratação de mais 10 mil policiais.