Eleições suspensas

Escolha de diretores de escolas estaduais é adiada

As eleições para diretores das escolas estaduais do Paraná, que estavam marcadas para o dia 26 de novembro, foram suspensas ontem pela Secretaria da Educação. Segundo a pasta, a suspensão é temporária, até que a Assembleia Legislativa vote o projeto de lei que prorroga o mandato dos atuais diretores por um ano.

O projeto deveria ter sido votado ontem, com o plenário da Casa transformado em Comissão Geral. A medida, conhecida como “tratoraço”, acelera a tramitação do projeto, que dessa forma não precisa passar pelas comissões. Mas uma manobra dos deputados da oposição fez com que não houvesse quórum para a votação.

A sessão ordinária de ontem teve início com a presença de 39 deputados, quando foram aprovados oito projetos de lei. No início da sessão de Comissão Geral, deputados do PT, PMDB, PV e PRB não registraram presença. Com isso, o número de presentes ficou somente em 25 deputados. O quórum mínimo para votação é de 28.

Segundo o líder do PT na Assembleia, deputado Tadeu Veneri, a ação foi motivada pelo pouco tempo para discussão, já que o projeto chegou há apenas dois dias na Casa. A proposta deve voltar à pauta na próxima segunda-feira.

Segundo o governo, o objetivo é rediscutir o modelo atual de eleição dos diretores. O projeto não informa que tipo de mudanças devem ser feitas.

Mobilização

Membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) acompanhavam a votação. Eles são contra o projeto, por considerarem a proposta antidemocrática. O sindicato ainda questiona que mudanças que o governo pretende instituir na escolha dos diretores.

Atualmente, os diretores e vice-diretores são eleitos no mês de novembro, a cada três anos, através de voto por chapa, direto, secreto e facultativo dos membros da Comunidade Escolar. Podem votar os professores, funcionários, alunos do Ensino Médio, representantes de alunos menores de 16 anos e alunos com pelo menos 16 anos.