Calmaria na votação

TRE não registra problemas com a biometria no segundo turno

Ao contrário do que aconteceu no primeiro turno das eleições, quando as ruas de Curitiba amanheceram cobertas de santinhos e houve ocorrência de filas por causa de falhas na biometria e nas urnas eletrônicas, o segundo turno do pleito presidencial ocorreu de maneira tranquila na capital. Nos maiores locais de votação da cidade não houve qualquer sinal de material de campanha jogado no chão. Nas seções eleitorais também não houve registro de filas.

Ontem o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) não registrou nenhum problema com a biometria. Mas 218 das 25.875 urnas eletrônicas foram substituídas em todo o Paraná, das quais nove em Curitiba. Na região metropolitana foram trocados equipamentos em São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Piraquara, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo e Pinhais. No primeiro turno, 419 urnas foram substituídas no Estado.

Quem participou do processo eleitoral na capital concordou que o segundo turno das eleições presidências ocorreu de maneira mais calma em relação à votação do dia 6 de outubro. A DJ Karla Marcolino, que foi presidente de seção no Colégio Estadual João Paulo I, no Boa Vista, contou que o bom funcionamento do sistema de biometria ajudou para o bom andamento da votação. “No primeiro turno o sistema apresentou alguma dificuldades e tivemos mais filas. Agora no segundo turno não houve problema e a votação ocorreu muito mais rápida”, comentou.

De acordo com Karla, o fato de o eleitor votar em apenas para um candidato neste segundo turno das eleições ajudou muito para agilizar o processo de votação. “Hoje o eleitor votou em apenas um candidato. Com isso, o tempo que cada eleitor ficou na cabine foi bem menor em relação ao primeiro turno”, ressaltou.

Ainda no Colégio Estadual João Paulo I, a presidente de seção eleitoral Ana Carolina de Souza também afirmou que sentiu diferença no processo de votação deste segundo turno. “Não tem como comparar. Em todos os sentidos esse segundo pleito está mais tranquilo. Não tivemos registros de filas, não vi sujeira na rua e o sistema de biometria funcionou muito bem, sem falhas”, destacou.

Colaborou: Magaléa Mazziotti.