Pra fazer história!

Cerca de 8 milhões de paranaenses vão às urnas

Neste domingo, quase oito milhões de paranaenses estarão aptos a votar no segundo turno das eleições 2014. Como o pleito para o governo do Estado foi decidido no primeiro turno, com a reeleição do governador Beto Richa (PSDB), no Paraná, os eleitores votarão apenas para presidente da República e terão que fazer sua escolha entre a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e o candidato Aécio Neves (PSDB).

Ao total, serão 25.875 urnas espalhadas pelos 399 municípios paranaenses. Assim como no primeiro turno, quase dois milhões de eleitores do Estado serão identificados através da impressão digital, o que corresponde a 24,92%. Eles estão distribuídos em dez cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Campo Largo, Tamarana, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba, Paiçandu e Balsa Nova.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno das eleições 2014, quando o eleitor votou para cinco cargos, o tempo médio dentro da cabine de votação foi de 1 minuto e 14 segundos. Para o segundo turno, a estimativa do TSE é que o tempo médio para que o eleitor será de 18 segundos na urna comum e 42 segundos na urna com leitor biométrico, nos estados onde não há mais disputa de governador. O tribunal ainda reforça que não há tempo máximo para que o eleitor use a urna eletrônica, e os mesários não estão autorizados a auxiliar o voto ou a permitir a entrada de outras pessoas na cabine de votação.

Justificativa e trânsito

O eleitor que estará fora do seu domicílio eleitoral neste segundo turno e não se cadastrou para o voto em trânsito deverá justificar a ausência. Para realizar a justificativa, o eleitor precisará entregar, em qualquer seção, o Requerimento de Justificativa Eleitoral, junto de um documento com foto e do número do título do eleitor.

Nestas eleições, a Justiça Eleitoral ofereceu a possibilidade de voto em trânsito para presidente da República. Para isso, o eleitor teria de ter se cadastrado até agosto deste ano em uma listagem, sem precisar transferir o título. Quem se cadastrou pode votar nas capitais e em cidades com mais de 200 mil eleitores. Neste ano, 92 cidades estão aptas para voto em trânsito. O requerimento pode ser preenchido antecipadamente ou na hora, mas deve ser assinado somente no ato de entrega, na presença de um mesário.

O eleitor que não vota e não justifica ausência fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concursos públicos, tomar posse de cargo público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo e obter uma certidão de quitação eleitoral. A votação deste segundo turno será das 8h às 17h. Quem estiver na fila de votação às 17h vai poder votar, mesmo que chegue à urna depois do horário.

Resultado

A primeira parcial da apuração de votos do TSE só poderá ser divulgada após o encerramento da votação no Acre. Com o horário de verão, a diferença do horário do estado da Região Norte para o horário de Brasília é de três horas. Portanto, os resultados parciais só poderão ser divulgados a partir das 20h de Brasília.

A expectativa, portanto, é que a eleição já esteja definida quando a primeira parcial for divulgada. O Paraná já deve estar com 100% das urnas apuradas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) espera ter o resultado de todas as urnas do estado no máximo 3h depois do final da votação.