Eleições 2014

Alvaro Dias é reeleito para mais oito anos no Senado

O senador Alvaro Dias (PSDB) foi reeleito com votação recorde ao Senado pelo Paraná. Dias, que cumprirá seu quarto mandato, o terceiro consecutivo no Congresso, venceu o pleito com 4.101.848 votos, o que corresponde a 77% dos votos válidos. Proporcionalmente, foi o senador mais bem votado em todo o país. Ele derrotou os adversários Ricardo Gomyde (PC do B), que obteve 12,51% no pleito, e Marcelo Almeida, com 8,73%.

O resultado representa também a maior votação individual de um candidato ao Senado no Paraná (o recorde anterior era de Gleisi Hoffmann em 2012, com 3,196 milhão de votos) e a maior votação proporcional (a maior era ainda a do próprio Alvaro Dias, em 1982, quando obteve 58,8% dos validos). Mesmo com a vitória, o senado Alvaro Dias não comemorou junto aos seus correligionários no Paraná. A convite da TV Bandeirantes, de São Paulo, Dias participou de um debate sobre as eleições como comentarista.

Marcelo Almeida é o único a comparecer no TRE

Na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Curitiba, Marcelo Almeida foi único candidato derrotado ao senado que foi acompanhar a apuração dos votos. Almeida se disse tranquilo com o resultado. “Esta candidatura foi uma oportunidade para manter o corpo a corpo com o eleitor e conhecer ainda mais o nosso estado. E serviu para o eleitor paranaense me conhecer melhor também. Foi uma experiência e tanto, e consegui sair da mesmice. Foi um verdadeiro aprendizado”, disse.

Em relação ao seu futuro político, Marcelo Almeida afirma que focarás suas ações na política partidária e não aceitará cargos no executivo, caso convites apareçam. “É o momento de reorganizarmos o partido, que depois da convenção estadual ficou notoriamente dividido. É hora de se dedicar ao partido. Sobre os convites, acredito que agora não seja o momento certo de aceitar qualquer cargo no executivo. Com eu disse, agora temos que nos dedicar ao PMDB do Paraná”, concluiu.