Eleições 2014

Eleições: 14 pessoas já foram detidas em todo o Paraná

Equipes das polícias Militar, Civil e Federal circulam por colégios eleitorais e ruas de todo o Paraná atrás de desrespeito à legislação eleitoral. No total, 14 pessoas foram detidas em todo o Estado pelo mesmo delito até às 15h deste domingo (05), além de 40 termos circunstanciados, 27 orientações nos locais onde ocorreram as denúncias e 50 fatos não constatados. Três prisões aconteceram na Região Metropolitana de Curitiba.

Em todo o Paraná, as prisões começaram já nesse sábado (04). A primeira pessoa presa foi em Curiuva, no Norte, onde um homem de 61 anos foi detido por compra de voto.

Em seguida, por volta das 23h, um casal com caixas de material para panfletagem em uma Kombi foi preso em Umuarama, no Noroeste. Na cidade de Florestópolis, também no Norte, na madrugada, duas pessoas foram presas por panfletagem ilegal.

Já neste domingo (05), desde a abertura dos colégios eleitorais, três pessoas foram presas na região de Curitiba. A primeira das prisões foi em Agudos do Sul, onde um delegado de partido foi detido.

Nas cidades de São José dos Pinhais e em Fazenda Rio Grande, outros dois foram encaminhados. Nos três casos, as prisões aconteceram por boca de urna. As informações foram passadas pela Polícia Militar.

Em Arapongas, no Norte do Estado, um homem foi preso por boca de urna. Outras duas pessoas foram encaminhadas pelo mesmo crime em Campo Mourão, na região central do Paraná, durante a madrugada.

Ainda no sábado, a Polícia Militar deu atendimento a duas situações de averiguação, onde ninguém foi detido e não foram constatadas irregularidades. O primeiro local foi em Curitiba, em um comitê de um candidato a deputado federal e o outro local em Nova Esperança, no Noroeste do Estado, onde havia denúncia de distribuição de vale-combustível e panfletagem.

De acordo com a PM, todos os detidos devem ser encaminhados à Justiça Eleitoral, para que o juiz de plantão analise caso a caso e determine a punição. Nos grandes centros, como Curitiba e Londrina, por exemplo, os detidos são encaminhados aos fóruns eleitorais. Já nas cidades onde não existam fóruns, os presos serão levados aos destacamentos e outras unidades da Polícia Militar.

Em Curitiba, os policiais do 1º Distrito, no Centro, estão de plantão para receber os encaminhados pela PM pelos crimes eleitorais. O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) também está de plantão para qualquer eventualidade. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, uma equipe vai ficar o dia todo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Lei

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia da eleição, é proibido o uso de alto-falantes e amplificadores de som. Também não é permitida a realização de comício ou carreata e reunião de eleitor. Além disso, a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos também é proibida, com a possibilidade de punição.