Eleições 2014

Apuração dos votos deve no Paraná terminar até às 18h

O futuro político do Paraná estará definido em até uma hora após o fim da votação neste domingo (5). Esta é a previsão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que acredita que a partir das 18h já será possível saber se haverá ou não segundo turno na disputa pelo governo do Estado. O encerramento da apuração em todo o País está previsto para 21h, considerando a logística para registro dos votos em localidades distantes e eventuais dificuldades.

Além da escolha de governador e presidente da República, a eleição deste domingo irá definir ainda quem serão os deputados estaduais, federais e os senadores. Ao todo, os 7,8 milhões de eleitores paranaenses irão às urnas para escolher entre 1.062 candidatos: oito ao governo do Paraná e seus vices, oito ao Senado, 293 que pretendem se eleger deputado federal, 729 na disputa para o cargo de deputado estadual e 11 que concorrem à vaga de presidente da República e seus vices.

Neste pleito, a identificação biométrica será realizada em dez municípios paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá, Campo Largo, Balsa Nova, Tamarana, Dr. Camargo, Floresta, Ivatuba e Paiçandu. São aproximadamente dois milhões de eleitores, 25% do eleitorado estadual.

Números

Em Curitiba, o menor local de votação é a Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, no Alto Boqueirão, com 64 eleitores. O maior da capital é o Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento, no Cajuru, e que recebe 8,4 mil eleitores.

Além da capital, que é o maior colégio eleitoral do estado, com 1,2 milhão de eleitores, três municípios da Região Metropolitana de Curitiba estão entre os dez maiores: São José dos Pinhais (188.975), Colombo (148.091) e Araucária (96.418).

Apuração dos votos para Governador 

Apuração dos votos para Senador

Apuração dos votos para Deputado Federal

Apuração completa para Deputado Estadual

Apuração completa para Presidente